Webhook BotConversa
Este artigo foi preparado para você que deseja aprender como utilizar a ferramenta de Webhook do BotConversa, aproveite ao máximo tudo que está presente nesse artigo e não deixe de ver o vídeo abaixo:
❓ Para que serve a funcionalidade do Webhook do BotConversa?
O Webhook é um modo de integração que serve para conectar 2 softwares, podemos dizer que é como um gancho que vai até o software de interesse e puxa as informações para utilizar em sua aplicação, e é dai que vem o nome Webhook. O Webhook do BotConversa faz parte das integrações PASSIVAS do BotConversa, ou seja, onde o outro software inicia a integração.
Exemplo: Em um determinado produto na Hotmart, toda vez que alguém adquiri o produto, o BotConversa receberá os dados daquela transação (status, nome, telefone, email, valores), após receber todos os dados, o BotConversa adicionará o contato na audiência e enviar uma mensagem de boas vindas.
❓Como utilizar a ferramenta de Webhook do BotConversa?
Crie seu Webhook:
Vá em Automações > Webhook > clique no botão "Criar Webhook" para gerar o link de integração via Webhook do BotConversa.

Observação: o limite de requisições para sua companhia é de 10000/mês. Esse limite é reiniciado todo dia 1 de cada mês.
Configure seu Webhook:
Após criado seu Webhook no BotConversa, copie a URL gerada pela ferramenta e insira no software compatível com Webhook que deseja integrar com o BotConversa. Para realizar os testes de integração e verificar se estão chegando todos os dados que espera do outro software, certifique-se de que o seu Webhook está com o status TESTE no canto superior direito. Após tudo configurado, alterne para ATIVO para usar seu webhook na prática.

Crie sua integração no BotConversa:
Após criar e configurar seu Webhook para receber os dados do software de interesse, chegou a parte boa! monte toda sua integração: Criando o contato, enviando fluxos e mensagens e adicionado etiquetas, veja abaixo o que é possível fazer usando o Webhook do BotConversa:

Observações para criar seu contato no Webhook do BotConversa:
Para criar o contato de forma correta, obrigatoriamente deve conter: DDI+DDD+9+TELEFONE, na seguinte estrutura: exemplo: +5511912341234
esteja atendo aos padrões para armazenar dados em campos de usuário
Data precisa estar no formato dd.mm.yyyy (15.12.2025)
Data-hora precisa estar no formato dd.mm.yyyy H:M:S (15.12.2025 17:46:54)
Números decimais não podem ter virgula como separador, só podem ser inteiros ou com ponto como separador (15 ou 15.68)
Caso não vá utilidade as datas para relatórios ou números para calculo, é sugerido que armazene como texto para não ter problemas.
Saiba mais em:
Atualizado